FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA APLICADAS À BIOLOGIA


Sempre que tocamos ou medimos a massa de algo, estamos tratando diretamente com matéria. Toda a Química preocupa-se com as propriedades da matéria e, particularmente, como uma forma de matéria pode ser convertida em outra. As propriedades das substâncias podem ser classificadas de duas formas: extensivas ou intensivas.

A partir das informações acima, analise a veracidade das afirmações que se seguem.

I) As propriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade de matéria da substância presente na amostra, como por exemplo, a massa e o volume.

II) As propriedades intensivas independem da quantidade de matéria, como por exemplo, a temperatura, a pressão, cor e densidade.

III) A densidade é definida como a relação entre a massa de uma substância e o volume que ela ocupa. 

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:


I e II, apenas


II e III, apenas


I, II e III


III, apenas


I e III, apenas

Para analisarmos o estado físico de um material, devemos levar em consideração o tipo de força que existe entre as partículas que constituem o material: atrações ou repulsões.

Considerando as principais características dos estados físicos da matéria, assinale a alternativa CORRETA:


No estado gasoso, as forças atrativas são menores que as forças repulsivas. As partículas estão muito afastadas umas das outras e o volume fixo inexistente ocupa o espaço total do recipiente onde se encontra.


No estado líquido, à temperatura constante, o volume é fixo. Como as partículas estão imóveis, o espaço ocupado por elas não varia.


O estado gasoso apresenta pouco energia cinética, isto é, as partículas estão impossibilitadas de se movimentarem.


O estado sólido apresenta muita energia cinética, isto é, as partículas tendem a ficar o mais distante uma da outra.


No estado líquido, as forças atrativas são maiores que as forças repulsivas. Apresenta forma fixa em virtude de as forças de atração prevalecerem sobre as forças de repulsão.

Nas indústrias e laboratórios utiliza-se soluções para fabricar produtos, controlar sua qualidade e facilitar uma reação química. Basicamente, existem três tipos de soluções: sólidas, líquidas e gasosas.

A partir dessas informações e de seus estudos sobre os tipos de soluções, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I)  No estado gasoso, as moléculas estão distantes umas das outras, colidindo entre si e com as paredes do recipiente. Quando esses gases são formados por dois ou mais tipos de moléculas, chamamos de solução gasosa.

II)  O ar seco é um exemplo de solução gasosa, sendo constituído por aproximadamente 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases.

III) Em uma mistura líquida, pelo menos um dos componentes deve estar no estado líquido. O outro componente pode estar na forma de sólido, líquido ou gasoso, formando uma mistura heterogênea.

IV) Dois líquidos imiscíveis jamais formariam uma solução. Um exemplo comum de uma solução entre líquidos é gasolina, que é uma mistura constituída basicamente de hidrocarbonetos e álcool.

V)  As soluções sólidas são muito usadas em nossa vida, são as chamadas ligas. As ligas podem ser encontradas na forma de moedas de bronze ou de níquel e ferro, ouro de 18 quilates e, também, no próprio aço.

As afirmações CORRETAS estão contidas em:


III e IV, apenas


I, II, III e IV, apenas


I, II e V, apenas


II, III, IV e V, apenas


I, II, III, IV e V

A substância pura (material formado por moléculas iguais) é classificada em: substância pura simples - moléculas formadas por um único tipo de átomo e substância pura composta - moléculas formadas por dois ou mais tipos de átomo.

A partir dessas informações, classifique a seguir as substâncias puras, e também identifique quantos átomos e quantos elementos químicos há em cada molécula (Moléculas 01, 02 e 03):

Molécula 01: H3PO4 (ácido fosfórico)

Molécula 02: C2H60 (álcool etílico) 

Molécula 03: P4 (fósforo branco)


Molécula 01: substância composta, sete átomos e três elementos químicos; Molécula 02: substância composta, oito átomos e três elementos químicos; Molécula 03: substância simples, quatro átomos e um elementos químico.


Molécula 01: substância composta, oito átomos e três elementos químicos; Molécula 02: substância composta, nove átomos e três elementos químicos; Molécula 03: substância simples, quatro átomos e um elementos químico.


Molécula 01: substância simples, oito átomos e três elementos químicos; Molécula 02: substância simples, nove átomos e três elementos químicos; Molécula 03: substância composta, quatro átomos e um elementos químico.


Molécula 01: substância simples, sete átomos e três elementos químicos; Molécula 02: substância simples, oito átomos e três elementos químicos; Molécula 03: substância composta, quatro átomos e um elementos químico.


Molécula 01: substância composta, oito átomos e dois elementos químicos; Molécula 02: substância composta, nove átomos e dois elementos químicos; Molécula 03: substância simples, quatro átomos e um elementos químico.

O diâmetro do átomo é cerca de 10 mil vezes maior que o diâmetro de seu núcleoO núcleo poderia ser comparado a uma azeitona no centro de um campo de futebol e a eletrosfera seria o estádio. O tamanho do átomo é, portanto, o tamanho da eletrosfera. 

Considerando as informações acima e sabendo-se que o átomo de urânio possui 92 prótons e número de massa 238, determine seu número de nêutrons:


92


146


330


46


238

Os conceitos de raios atômicos, energias de ionização e afinidades eletrônicas são propriedades de átomos individuais. Com exceção dos gases nobres, entretanto, nenhum dos elementos existe na natureza como átomo individual. Para se obter um entendimento mais amplo das propriedades dos elementos, devemos também, examinar as tendências periódicas que envolvem conjuntos grandes de átomos.

Diante desses contextos, analise as propriedades periódicas dos elementos e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I) Muitos elementos metálicos exibem um lustro brilhoso característico de metais. Os metais conduzem calor e eletricidade. São maleáveis (podem ser transformados em folhas finas) e dúcteis (podem ser transformados em fios).

II) Os metais tendem a ter baixas energias de ionização e, portanto, tendem a formar íons positivos com relativa facilidade. Como resultado, os metais são oxidados (perdem elétrons) quando sofrem reações químicas.

III) Os não metais variam muito na aparência. Eles não são brilhantes e, geralmente, são "pobres" condutores de calor e eletricidade. Por causa de suas afinidades eletrônicas, os não metais tendem a ganhar elétrons quando reagem com metais.

IV) Os elementos do grupo 8A, conhecidos como gases nobres, são todos não metais, gases à temperatura ambiente. Eles são todos mono atômicos (isto é, consistem em átomos únicos em vez de moléculas).

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:


II, III e IV, apenas


I e III, apenas


I, II e IV, apenas


I, II, III e IV


I, apenas

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do sistema solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa 1⁄81 da sua massa. Estima-se que a formação da Lua tenha ocorrido relativamente pouco tempo após a formação da Terra. Embora no passado tenham sido propostas várias hipóteses para a sua origem, a explicação mais consensual atualmente é a de que a Lua tenha sido formada a partir dos detritos de um impacto de proporções gigantescas entre a Terra e um outro corpo do tamanho de Marte.

Fonte: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em: 11 set.2016.

Considerando as informações acima, imagine que um saco de 10Kg de pedras fosse trazido da Lua (VIDE Figura) para a Terra. O peso deste saco, lá, era de 16N. Qual a força de atração gravitacional na Lua?

Figura: Lua - único satélite natural da Terra.

Fonte: Acervo do autor.


100 N/Kg.


160 N/Kg.


1,6 N/Kg.


16 N/Kg.


10 N/Kg.

Vênus é um planeta que compõe o sistema solar. Está situado no segundo lugar entre os planetas a partir do Sol.

O nome do planeta em questão é proveniente da deusa romana Vênus. O planeta Vênus possui grande semelhança com a Terra, ambos são do tipo terrestre, além disso, são semelhantes quanto ao tamanho, massa e composição. Vênus é o planeta de maior proximidade com a Terra, está distante entre 40,2 milhões de quilômetros e 260 milhões de quilômetros, essa variação é oriunda da órbita que os respectivos realizam em torno do sol. O estudo acerca de Vênus teve início quando a primeira sonda espacial, chamada de Mariner 2, em 1962, atingiu a superfície do planeta, logo mais foram enviadas outras sondas, o fluxo aumentou, até por que configurava o período da corrida espacial, então foram enviadas as sondas soviéticas de nome Vênus e as americanas Mariner e Pioneer. No ano de 1982 outras sondas pousaram na superfície e detectaram basalto de cobre nas camadas do planeta. Vênus é um dos astros mais reluzentes, superado pela Lua, a luz refletida é popularmente denominada de “estrela Dalva”. No decorrer de muito tempo imaginava-se que Terra e Vênus eram planetas gêmeos, embora as particularidades comuns se restrinjam somente aos aspectos referentes ao tamanho e massa, pois em condições favoráveis de formação e proliferação de vidas são totalmente distintos. Outra diferença entre Terra e Vênus é a atmosfera, pois a atmosfera do segundo é 92 vezes mais densa que a da Terra. Isso por que a atmosfera é constituída em grande parte de gás carbônico, ocasionando um profundo efeito estufa que coloca o planeta como o mais quente entre todos os outros. Uma curiosidade particular de Vênus é em relação aos movimentos de rotação e translação, em que um dia nesse planeta é maior que um ano.

Fonte: Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/planeta-venus.htm. Acesso em: 10 set.2016.

O planeta Vênus (VIDE Figura) possui gravidade g=8m/s2. Qual seria o peso de uma nave espacial de 2 toneladas (2000kg) na superfície desse planeta?  

ObservaçãoSe ela conseguir pousar... !

Figura: Planeta Vênus.

Fonte: Acervo do autor.


16000N


20000N


20N


32000N


16N

Utilizamos uma equação para calcular o valor de um termo desconhecido, que geralmente é representado por uma letra. As equações possuem sinais operatórios como adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e igualdade. O sinal de igualdade divide a equação em dois membros, os quais são compostos de elementos de dois tipos:

Elemento de valor constante:representado por valores numéricos;

Elemento de valor variável: representado pela união de números e letras.

Fonte: Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/matematica/equacao-1-o-grau-com-uma-incognita.htm.

Fonte: Acervo do autor.

Considerando as informações do texto acima, responda ao seguinte questionamento: o dobro de um número, mais cinco unidades é 53. Qual é esse número?


60


46


24


29


23

A aceleração é a grandeza que mede a velocidade que a velocidade varia. Se ao passar do tempo a velocidade de um corpo aumenta, significa que a aceleração é positiva. Caso contrário, se a velocidade do corpo diminui ao longo do tempo então a aceleração é negativa. Quando acontece da aceleração ser zero, dizemos que é um Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), o que significa que a velocidade é constante, não há variação da velocidade no decorrer do tempo. Porém, quando há aceleração positiva ou negativa, dizemos que é um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, o que significa que a velocidade varia ao longo do tempo. Se a aceleração é positiva, a velocidade aumenta e se a aceleração é negativa, a velocidade diminui.

Fonte: Disponível em: http://comocalcular.com.br/fisica/como-calcular-aceleracao.

Considerando as informações do texto acima, analise o questionamento a seguir e assinale a alternativa CORRETA

Um avião, durante sua decolagem, mantém uma aceleração constante de 3m/s2. Quanto de velocidade ele ganha nos primeiros 10 segundos de movimento?

Figura: Avião - meio de transporte civil e militar mais rápido do planeta.

Fonte: Acervo do autor.


3 m/s


30 m/s


300 m/s


3 Km/h


30 Km/h

Páginas: 12345678